Qual é a melhor cirurgia para a Próstata?
A cirurgia de próstata é indicada para dois casos especificamente: Hipertrofia Prostática Benigna (HPB) ou Câncer de Próstata. Para cada um deles, a indicação é diferente. Aqui, vamos tratar das melhores opções para ambos os casos:
Hipertrofia Prostática Benigna (HPB)
Hipertrofia Prostática Benigna (HPB) é o nome que se dá ao aumento da próstata. É necessário ficar atento a este aumento após os 50 anos. Depois dos 70 anos, 70% dos homens são diagnosticados com a HPB. Apesar de não existirem pesquisas que identifiquem as causas exatas da hipertrofia prostática, a principal suposição é de que ela ocorra por conta das mudanças hormonais ligadas ao avançar da idade.
É importante lembrar que o aumento da próstata não é, necessariamente, precursor do câncer de próstata. No entanto, este aumento causa incômodos ao paciente, como o aumento da vontade de fazer xixi e, ao mesmo tempo, a dificuldade em urinar.
Com o tempo, a HPB também pode causar infecções urinárias que, sem o tratamento indicado, podem levar à incontinência urinária. Em casos mais graves, a hipertrofia prostática pode prejudicar os rins e outros órgãos.
Tratamentos para a HPB
Os tratamentos para a próstata aumentada costumam iniciar com medicamentos de controle urinário, que levam ao relaxamento da bexiga e encolhimento da próstata. Com o agravamento da situação, podem ser indicados alguns procedimentos médicos como o cateterismo urinário ou a cirurgia de próstata.
No caso de indicação para a cirurgia, a principal opção hoje é a cirurgia robótica. Com ela, o procedimento é menos invasivo e com uma recuperação mais rápida. Abaixo, vamos explorar as vantagens da cirurgia robótica.
Em casos de câncer de próstata
Assim como a Hipertrofia Prostática Benigna, o câncer de próstata também é um problema que costuma aparecer na maturidade. Por isso, os exames de toque são indicados para todos os homens, anualmente, após os 45 anos.
O câncer de próstata pode aparecer de diversas formas. Alguns desses tumores crescem de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Assim, o tratamento precoce é de suma importância.
Tratamentos para o câncer de próstata
A maioria dos cânceres de próstata crescem de forma lenta e podem não dar sinais, nem prejudicar a saúde do portador durante toda a sua vida. Nesses casos é necessário apenas realizar o acompanhamento com um especialista, medindo periodicamente as taxas do PSA.
Como em outros tipos de tumores, em casos específicos o tratamento pode ser feito através de hormônio/quimioterapia ou radioterapia – além de terapias inovadoras como o HIFU.
Porém na maioria das vezes os pacientes podem e devem ser cirurgicamente tratados. E a boa notícia é que a cirurgia de próstata não precisa mais ser tão temida como no passado. O desenvolvimento tecnológico permite melhores resultados trazendo mais tranquilidade e até a diminuição do tempo de internação pós-operatória.
Cirurgia robótica
Desde 1999 as cirurgias robóticas vêm sendo usadas em diversas especialidades médicas, em especial as que precisam realizar cirurgias mais precisas e com menos chances de erro – como é o caso da urologia.
A cirurgia robótica de próstata é realizada com o auxílio de um robô que — com o comando de um especialista através de uma tela em 3D — utiliza-se de pinças e uma pequena câmera para encontrar o câncer e removê-lo sem grandes prejuízos ao paciente.
Vantagens da cirurgia robótica
As principais vantagens da cirurgia robótica, para o paciente, se encontram no pós-operatório: recuperação mais rápida, menos tempo no hospital após a operação e retorno às atividades em poucos dias.
A única desvantagem da cirurgia robótica é o valor da operação, que pode chegar a R$15 mil e, até o momento, só está disponível em poucos hospitais no Brasil – em especial nas capitais do sul e sudeste.
A boa notícia é que cada vez mais os planos de saúde estão aceitando cobrir este tipo de procedimento, afinal, ele também gera muitos benefícios e economias a longo prazo. Pacientes que passam por uma cirurgia robótica de próstata apresentam excelentes taxas de controle oncológico e evoluem com menos complicações que demandariam novas internações e reintervenções. Muitas vezes eles conseguem se recuperar sem o uso prolongado de analgésicos ou anti-inflamatórios e, além disso, as menores taxas de disfunção erétil leva a uma menor necessidade de tratamentos para esse fim.
Se você está avaliando a realização de uma cirurgia de próstata, entre em contato com um especialista e comente sobre a cirurgia robótica. Se você ainda não tem um urologista de confiança, entre em contato com a gente.
Leave a reply