O que é o Green Light Laser
A vaporização da próstata com o greenLight é uma ferramenta utilizada para tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é o aumento exagerado da próstata que prejudica o esvaziamento da bexiga e em casos avançados pode acabar prejudicando o funcionamento dos rins.
Para quem é indicado?
Para pessoas com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e que estão incomodadas com seu padrão miccional, como por exemplo aumento da frequencia urinária, jato fraco, sensação de resíduo de urina após micção e acordando para urinar.
É a única terapia minimamente invasiva para esse fim que pode também ser realizada inclusive em pacientes que fazem uso de anticoagulantes e/ou antiagregantes plaquetários, além daqueles portadores de marcapasso cardíaco ou de patologias outras que necessitam de um tempo de cirurgia reduzido e/ou pouco agressivo.
Benefícios do Green Light Laser
O Green Light Laser, ou laser-verde, revolucionou a cirurgia de próstata.
Ele é uma alternativa à tradicional ressecção transuretral da próstata (RTUp), apresentando mesma eficácia porém diversas vantagens adicionais: evita sangramentos, permite alta hospitalar precoce (podendo ser realizado ambulatorialmente em casos selecionados), dispensa o uso prolongado de sonda vesical e habilita o paciente a retornar às suas atividades laborais já dentro de 7 dias.
Além disso, cirurgias com o Green Light não estão associadas a surgimento de incontinência urinária ou disfunção erétil, bem como nos dá a possibilidade de preservar a função ejaculatória do indivíduo.
É reconhecidamente um procedimento seguro e eficaz.
Como é Realizado
Realizamos a cirurgia em nossa própria clínica sob anestesia geral ou raquianestesia. Introduz-se um aparelho delicado através da uretra por onde vai uma fibra que transmitirá a energia laser. O laser penetra no tecido prostático com uma profundidade de apenas 2mm, visando evitar a ocorrência de irritações urinárias no período pós-operatório
O procedimento é exclusivamente endoscópico, sem cortes. Após a recuperação anestésica o paciente recebe alta, dispensando o uso da sonda vesical em até 24h.