A cirurgia robótica é a via mais moderna e minimamente invasiva para o tratamento de diversas doenças urológicas, em especial os tumores de próstata e rim. Ela apresenta inúmeros benefícios em comparação aos acessos cirúrgicos tradicionais, como uma ampla visão em 3D do campo operatório (aumentado em até 15x), precisão dos movimentos executados e filtro de tremores da mão do cirurgião.
Como é realizada
A cirurgia assistida por robô é inteiramente conduzida por um médico devidamente habilitado, o qual comanda através de um console na sala de cirurgia os braços robóticos articulados em tempo real. É uma evolução exponencial da laparoscopia.
Qualificação
Estar apto para operar com o robô exige um criterioso preparo prévio. Há cursos de capacitação no Brasil e no exterior. Após várias etapas de qualificação o médico finalmente recebe o certificado internacional da Intuitive Surgical (fabricante do robô da Vinci®) o habilitando para os procedimentos.
Para quem é indicada?
Ela é possível para qualquer pessoa que tenha indicação de operar o sistema urinário, com benefícios maximizados em casos de cânceres urológicos com necessidade de cirurgia.
Benefícios
Em virtude da precisão nos movimentos, na cirurgia robótica o paciente experimenta uma recuperação pós-operatória mais rápida com menor tempo de internação e com menos dor, além de reduzir as chances de infecção pelas incisões mínimas realizadas.
Em especial no casos de cirurgia para câncer de próstata, possíveis seqüelas como incontinência urinária e impotência sexual também têm seus riscos diminuídos com a cirurgia robótica.