Quanto custa uma cirurgia robótica?
Intuitivamente, qualquer material ou procedimento que envolve alta tecnologia tende a custar mais caro pela forma de produção desses insumos e de toda pesquisa necessária envolvida. A inovação na área médica, de forma geral, acaba gerando custos. Na cirurgia de próstata não é diferente. No Brasil, com os bem conhecidos impostos e taxas, esses valores quase se multiplicam.
No entanto, em muitos casos, o custo-benefício se justifica e compensa muito. No caso das cirurgias robóticas, as vantagens incluem uma cirurgia pouco invasiva com menos complicações que demandariam maiores despesas e a rápida recuperação do indivíduo o torna apto retornar precocemente ao trabalho.
As cirurgias de próstata em especial sempre estiveram em evolução. As cirurgias tradicionais “abertas” passaram a ser laparoscópicas e hoje mesmo essas últimas já foram definitivamente suplantadas pela robótica nos grandes centros.
Como funciona a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica é uma técnica que utiliza um sofisticado robô para auxiliar a equipe cirúrgica. O procedimento é realizado com pequenos cortes, de 8 a 15mm. Através destes cortes são inseridas as pinças e uma câmera 3D que auxiliam na operação.
De uma cabine, o especialista comanda as pinças e a câmera através de uma tela que aumenta o campo de visão em até 20x. A cirurgia robótica de próstata dura, em média, de 2 a 3 horas.
Quanto custa uma cirurgia robótica?
A cirurgia robótica pode ser utilizada em diversas ocasiões, em especial nos casos de cirurgias mais delicadas. No entanto, aqui, tomaremos como base uma cirurgia para o câncer de próstata: a prostatectomia radical.
Neste tipo de operação, os custos do pacote da cirurgia giram em torno de R$ 20 mil. Aqui estão inclusos os seguintes materiais: 5 pinças robóticas, 1 trocarte descartável, 1 agulha para punção, alguns clips hemostáticos e 1 kit estéril para vedação dos braços do robô.
Além disso, precisa ser acrescentado ao preço do procedimento o valor referente à equipe médica, que costuma ser próximo aos valores de uma cirurgia tradicional.
O plano de saúde cobre cirurgia robótica?
Os planos de saúde divergem quanto à aceitação da cirurgia robótica. Isso acontece porque este tipo de cirurgia ainda não está descrita na lista de procedimentos obrigatórios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Normalmente a inclusão de novas tecnologias na cobertura obrigatória dos convênios é um processo demorado.
No entanto, por lei, a partir da contratação de um convênio médico o paciente tem direito a qualquer procedimento que seja necessário para a preservação da sua saúde. E quem determina a necessidade de uma cirurgia específica, em última análise, é o médico assistente desse paciente.
Portanto, os planos de saúde em geral divergem em suas condutas frente a uma solicitação de cirurgia robótica. Há aqueles que farão a cobertura integral de todo o procedimento como existem outros que farão um reembolso parcial.
Qual o valor de um robô?
O centro desenvolvedor da robótica para cirurgia são os Estados Unidos. O modelo mais comum custa, em média, 3 milhões de dólares – o equivalente a 15 milhões de reais atualmente. Além do valor de compra, a máquina precisa de uma manutenção e revisão preventiva mensal que custa cerca de 80 mil reais. Tudo isso obviamente contribui para elevar o valor das cirurgias.
Benefícios da cirurgia robótica
A cirurgia robótica veio para garantir aos pacientes maiores chances de cura ou, em casos não tão positivos, o controle da doença. Entre os benefícios da cirurgia robótica especificamente para o câncer da próstata está a potencial diminuição dos riscos de disfunção erétil e da incontinência urinária.
Além disso, por ser pouco invasiva e contar com a precisão de movimentos nas pinças do robô durante a operação, a recuperação tende a ser muito mais rápida. A alta hospitalar, por exemplo, acontece em até 48h após a cirurgia e após duas semanas de pós-operatório o paciente já pode voltar a dirigir e a trabalhar, caso o seu ofício não exija muito esforço físico. Finalmente, exercícios mais intensos são liberados após 3 meses de pós-operatório.
Quando optar pela cirurgia robótica?
A cirurgia robótica de próstata é o tratamento mais moderno para o câncer de próstata. No entanto, não são todos os pacientes que necessitam de uma cirurgia, mesmo que seja minimamente invasiva. Em alguns casos, podem ser indicados outros tratamentos como o acompanhamento periódico do valor do PSA, a radioterapia e a terapia focal/HIFU, entre outros.
A mensagem final que gostaríamos de passar é que ao sentir qualquer sintoma miccional ou no sistema reprodutor, o indivíduo deve procurar um médico urologista. Assim, caso seja identificado, mais de 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis quando descobertos no seu início.
Leave a reply