Joinville conta com médico referência em cirurgias robóticas de próstata
Quase 66 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano no Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Nem todos os casos são indicados para cirurgia, mas aqueles que são podem contar com uma tecnologia que garante menos dor, menor tempo de hospitalização e recuperação mais rápida.
E essa solução não é mágica. É robótica. Na maior cidade de Santa Catarina, Joinville, há especialistas em muitas áreas da saúde e isso inclui a cirurgia robótica da próstata — técnica mais atual e menos invasiva para acessar locais muito difíceis de operar, tal como a pelve masculina.
Dr. Eduardo Selbach é médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, membro da Associação Americana de Urologia (AUA), membro da Sociedade Internacional de Endourologia (Endourological Society) e atende na Rua Alexandre Schlemm, 744, no Bucarein.
Após um extenso processo de capacitação o Dr. Eduardo Selbach recebeu o reconhecimento de aptidão como cirurgião robótico. Trata-se de uma certificação internacional que é cedida pela Intuitive Surgical (fabricante do robô da Vinci® — tecnologia líder do mercado) a qual exige uma rigorosa formação e sucessivas etapas de qualificação.
Para quem a cirurgia robótica de próstata é indicada?
A cirurgia robótica é indicada em especial para o tratamento do câncer de próstata. Além dos notórios benefícios da preservação da continência urinária e da função erétil, ela também torna possível uma intervenção naqueles pacientes considerados de risco para cirurgias convencionais por conta de comorbidades outras que impediriam um procedimento mais invasivo.
Conforme o especialista, quando um paciente apresenta uma condição clínica mais debilitada – seja por cardiopatias, diabetes, sobrepeso, etc – as cirurgias tradicionais podem trazer um risco maior por conta da perda sanguínea ou da dificuldade de recuperação pós-operatória.
Como é feita a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica é uma laparoscopia avançada. Além das vantagens comuns aos dois tipos de procedimento: invasão mínima com pequeno corte na hora da cirurgia e melhor visualização do cirurgião por conta da inserção de uma microcâmera no local da operação, a cirurgia robótica garante também maior precisão de movimento.
Para o Dr. Eduardo Selbach, uma grande vantagem também para o cirurgião é a minimização da fadiga durante o procedimento. Em uma cirurgia robótica, as pinças são comandadas pelo robô e não diretamente pelas mãos do médico. Na hora da cirurgia, o especialista comanda os instrumentos através de uma espécie de joystick, em uma cabine.
Onde a cirurgia pode ser realizada?
Apesar de contar com especialistas em Joinville, não há plataformas para realização desse tipo de cirurgia na cidade. Por isso, a indicação de Dr. Eduardo Selbach é levar toda a equipe e paciente para Curitiba, São Paulo ou Blumenau.
Na capital paranaense, a 200km de Joinville, o especialista atua nos hospitais Pilar, Marcelino Champagnat e Nossa Senhora das Graças. Já em São Paulo, os hospitais habilitados são o Sírio Libanes, Nove de Julho e Oswaldo Cruz. Em Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, começou a realizar procedimentos com robô em 2019 e também está entre as opções de Dr. Selbach.
A cirurgia robótica pode custar até cinco vezes mais que uma cirurgia aberta/tradicional, porém ela traz benefícios impagáveis: tempo de cirurgia menor, recuperação mais rápida e menos chances de sangramentos ou complicações. Finalmente, uma boa notícia é que a maior parte dos planos de saúde já estão aceitando arcar com os custos do procedimento.
Se você tem um diagnóstico de câncer de próstata e está pensando em operar, entre em contato com a gente.
Leave a reply