Conheça o pós-operatório da cirurgia robótica de próstata
A cirurgia robótica oferece diversas vantagens ao paciente em relação às cirurgias tradicionais abertas e até mesmo às de laparoscopia, mais atuais. Com recuperação rápida e muito menos dor, os benefícios mais evidentes ficam para depois da cirurgia.
Uma cirurgia robótica de próstata, por exemplo, geralmente dura cerca de 1h e após a cirurgia, os pequenos orifícios abertos para a passagem das pinças e câmera durante a operação são fechados com pontos absorvíveis que não precisam ser retirados.
Após sair da sala de cirurgia o paciente é levado para uma sala de recuperação, onde permanece por mais 2h ou 3h sob supervisão da equipe médica. Em seguida é liberado para ir para o quarto, onde pode permanecer junto à família.
Cuidados após a cirurgia robótica
Logo nas primeiras horas do pós-operatório da já é oferecida uma primeira refeição líquida ao paciente. Além disso, ele recebe a administração de antibióticos, analgésicos e soro através de um acesso venoso, trazendo o máximo de conforto e segurança.
Antes de ser liberado para ir para casa, o paciente precisa passar por algumas fases de recuperação. Depois da alimentação, o paciente é estimulado a sair do leito e caminhar, afinal, a caminhada precoce é uma excelente aliada para a rápida recuperação.
O paciente então é liberado para voltar para casa já no dia seguinta à cirurgia robótica de próstata. Porém ainda deverá permanecer com uma sonda vesical que é colocada no trans-operatório por mais uma semana para daí sim retirá-la no consultório médico depois.
Alta hospitalar
Como a cirurgia robótica é pouco invasiva, a recuperação é feita de forma mais branda. Na primeira semana em casa o paciente já pode ter uma dieta livre e realizar caminhadas diariamente, mas sem realizar muito esforço.
Em caso de cirurgia robótica de próstata, assim que houver a retirada da sonda, é indicado o início da estimulação peniana com medicações orais, com o objetivo de ativar a circulação e acelerar a recuperação da função erétil.
Quando completados os 45 dias de pós-operatório, o paciente deve voltar ao consultório médico para uma avaliação geral e análise do PSA – a enzima utilizada para diagnóstico e monitoramento da evolução do câncer de próstata. Nesta visita, comumente são solicitados também exames de urina.
Controle urinário
Após a retirada da sonda, é orientado também o uso de absorventes masculinos para conter as perdas de urina que possam por ventura acontecer. Para o controle mais precoce da urina também são indicados uma série de exercícios pélvicos, que podem ser indicados pelo próprio urologista ou por um fisioterapeuta especializado.
A recuperação total do controle urinário tende a ocorrer em 3 meses após a cirurgia, mas pode levar até 1 ano, a depender de características próprias do caso.. Por isso, seguir com os exercícios corretamente é muito importante para garantir a normalização do sistema urinário o mais rápido possível.
Ereção e relações sexuais
Após a cirurgia robótica, uma das principais demandas dos pacientes é saber quando será normalizada a ereção. Essa regularização pode levar até dois anos, mas é mais comum que ela volte a acontecer normalmente em, no máximo, 1 ano.
Esse tempo de recuperação pode variar de acordo com algumas especificidades como idade, função sexual antes da cirurgia e como foram feitos os cuidados no pós-operatório. Vale lembrar que a cirurgia robótica é uma grande aliada neste quesito, cerca de 80% dos pacientes relatam não terem tido alterações na ereção – respeitando-se o prazo de recuperação – após a operação.
De acordo com dados do Hospital Sírio Libanês, a possibilidade de preservar a capacidade erétil é de 80%. No geral, pacientes mais jovens e com a vida sexual ativa antes da cirurgia de próstata costumam ter uma recuperação mais rápida, podendo acontecer logo nos primeiros meses de pós-operatório.
Já as relações sexuais ficam liberadas ao completar 45 dias de pós-operatório, considerando as limitações de ereção, sem realizar esforços excessivos.
Recuperação para outras atividades físicas
Entre duas e três semanas após a cirurgia, a maior parte dos pacientes de cirurgia de próstata já está trabalhando normalmente. Mas, é claro, essa avaliação precisa ser feita individualmente, considerando os esforços de cada tipo de ofício.
Voltar a dirigir, por exemplo, é uma atividade que pode ser feita após duas semanas. Já os exercícios mais intensos devem aguardar 3 meses de pós-operatório.
A cirurgia robótica é uma aliada dos médicos e dos pacientes, com a facilitação da cirurgia em 3D e recuperação mais rápida. Se você ficou com alguma dúvida em relação ao pós-operatório da cirurgia robótica de próstata, entre em contato com a gente e tire todas as dúvidas antes da operação.
Leave a reply