Prótese peniana em Joinville
Na maior cidade do estado de Santa Catarina também é possível encontrar os tratamentos certos para disfunção erétil. Como na maior parte dos casos clínicos, a disfunção masculina é daquele tipo “cada caso é um caso”. Por isso, para entender a melhor forma de acabar com o problema, há um longo caminho a ser percorrido, mas esse caminho pode ser rápido e indolor se o paciente souber por onde começar. Neste texto, vamos falar sobre diversas possibilidades de tratamento para os distúrbios relacionados à sexualidade, incluindo a prótese peniana, que costuma ser a última parada na estrada da reabilitação do desejo e performance sexual.
Antes de partir para qualquer tratamento mais invasivo ao corpo, é necessário compreender que a disfunção erétil pode ter diversas faces, pode ser um problema físico, psicológico ou emocional. O primeiro passo para o tratamento, portanto, é a entrevista de anamnese, realizada pelo médico, para compreender de onde vem a dificuldade do paciente. Neste primeiro momento, além de iniciar os testes para um tratamento adequado, é comum que o médico urologista faça encaminhamento para outros profissionais da saúde como psicólogos, fisioterapeutas pélvicos, psiquiatras e afins.
O que é uma disfunção erétil?
A disfunção erétil atinge cerca de 50% dos homens com mais de 40 anos no Brasil. A principal característica é: dificuldade ou impossibilidade de manter a ereção durante o ato sexual. Essa condição pode surgir de outros problemas clínicos, como: problemas cardiovasculares, circulatórios, neuropatias, traumas, uso de medicações ou questões hormonais e metabólicas.
Para resolver a disfunção erétil causada por problemas físicos, existem as próteses penianas, que são inseridas no pênis através de uma cirurgia minimamente invasiva. O tipo de prótese mais fisiológica atualmente é a prótese inflável, que, conforme estudos, é aprovada por 80% dos casais.
Prótese peniana inflável
A prótese peniana inflável ou hidráulica é sinônimo de modernidade e eficiência, ela pode ser composta por duas ou três partes, conhecidas como próteses de 2 e de 3 volumes. Em ambos, ficam dois cilindros no pênis que formam o volume quando cheios e no saco escrotal fica a bomba, que deve ser pressionada para ativar o sistema e garantir que o soro vá para os cilindros e infle-os. Esse sistema é realizado a partir da pressurização.
A diferença entre os dois tipos de prótese peniana inflável está na localização do soro e na forma de desinflá-lo. A prótese de 2 volumes tem o reservatório do soro da extremidade dos cilindros e para voltar à flacidez é só dobrar o pênis, garantindo a despressurização.
Já na prótese de 3 volumes, o soro fica localizado em um reservatório abaixo do abdômen – considerado o terceiro volume. Neste tipo de prótese, tanto a pressurização, quanto a despressurização do aparelho são realizadas através da pressão na bomba, localizada no saco escrotal.
Extensores de prótese
O tamanho da prótese a ser utilizada depende do tamanho do pênis do paciente. Na hora da cirurgia, é importante que o urologista tenha alguns modelos à disposição, pois é só na hora da operação que se pode descobrir o melhor tamanho do dispositivo. Quando nenhuma prótese tem o tamanho exato, é possível completar o preenchimento com os extensores. A questão é: os extensores não têm a mesma firmeza da prótese, podendo dificultar a rigidez do pênis. Por isso, apesar de ser um recurso, é preciso ter em mente que se deve sempre optar pelo tamanho correto do cilindro hidráulico e usar pouco ou nenhum extensor.
A cirurgia para a inserção da prótese é realizada com uma incisão de 3 cm, com anestesia. Em 20 dias o paciente está recuperado e pronto para voltar às atividades sexuais como antes do início da disfunção. Por não ficar aparente, a prótese peniana é muito discreta, chegando a passar despercebida pelas/os parceiras/os. Após a relação sexual, é muito fácil desfazer a ereção, despressurizando o dispositivo. Diferente de outras próteses semirrígidas, que dependem de um manuseio mais altivo. A prótese peniana inflável evita desconfortos durante a rotina do paciente.
Para saber mais sobre este procedimento, agende uma consulta.
Leave a reply